Fluxo de Sinal

Globo exibe filme sobre a história de Moisés

Evangélicos repercutem notícia surpresos nas redes sociais

No último sábado pela manhã, o programa TV Globinho apresentou o filme “Príncipe do Egito”, produzido em 1998 pela DreamWorks, e o fato causou surpresa em diversos usuários das redes sociais, embora essa não tenha sido a primeira exibição do filme pela emissora.

No Twitter, a reação dos evangélicos era vista através de comentários, tanto a respeito da mensagem que o filme expressa, quanto à inusitada situação de assistir a um filme de temática bíblica na TV Globo: “Assistindo desenho animado ‘Moisés’ na TV Globinho, muito legal! Quando imaginei que ia ver história bíblica na Globo”, publicou o pastor e deputado federal Jefferson Campos (PSD-SP) em seu perfil no Twitter.

A mesma foi compartilhada por outros internautas, que repercutiram a veiculação do filme de forma positiva: “Esse desenho que tá passando na Globo sobre a vida de Moisés, é pra fazer refletir e nunca, jamais perder a fé!”, escreveu Pollyana Ellen. O bom humor também esteve presente nos comentários: “Moisés ta dividindo o mar na globo! (risos)”, escreveu Bruna Lins.

Com um olhar analítico sobre o fato, o presbítero assembleiano João Batista Cruzué escreveu um artigo no blog Olhar Cristão falando sobre possíveis motivos que tenham levado a emissora da família Marinho á exibição do filme: “Foi uma boa surpresa [...]Decididamente a direção das organizações Globo resolveu ‘agradar’ os evangélicos. Ou, sendo mais pragmático, não continuar desprezando os crentes”.

Para Cruzué, a questão é mercadológica, e perante o crescimento em número da população declaradamente evangélica, a emissora teria optado por abrir espaço a temas com que os evangélicos se identificam.

-Minhas estimativas (conservadoras) dizem que os evangélicos serão 25% da população brasileira até 2015. Sendo a maioria da classe média, em termos de poder aquisitivo devem representar uma grande fatia do mercado consumidor para os produtos populares que financiam as novelas brasileiras. A Globo não se tornou evangélica, apenas mudou sua política estratégica em relação aos crentes por causa do que está em seus bolsos. O aumento do faturamento da Rede depende dos evangélicos – conceituou o presbítero blogueiro.

A concorrência com a TV Record, emissora do bispo Edir Macedo, também foi pontuada por Cruzué: “Outra razão para a aproximação da família Marinho com os evangélicos é sua concorrência com a Rede Record. Se o Bispo Macedo optou por fazer benchmarking com as novelas da Globo, a família Marinho decidiu contra-tacar na área religiosa do Bispo. Daí, veio o desenho animado do Êxodus sábado pela manhã. (Concorrência comercial). 
Tenho certeza que em tempo não muito distante, veremos um programa evangélico mensal na Rede Globo

Enviada em 19/11/2012 por Bíblia Tudo+
Pr.Paulo M. Garcia

Nenhum comentário: