Fluxo de Sinal

Barack Obama - Primeiro presidente negro dos EUA é reeleito e Faz História

Giro de Notícia

Sem o mesmo encanto de 2008, ele encarou a disputa em meio a crise.
Saiba mais sobre o democrata que ganhou mais 4 anos de mandato.



"Isto aconteceu graças a vocês, obrigado. Mais quatro anos", escreveu o presidente Barack Obama em seu perfil no Twitter na madrugada desta quarta-feira (7), após ser anunciado vencedor das eleições americanas em várias projeções. Um pioneiro em utilizar politicamente as redes sociais, o democrata Obama fez uma campanha mais pragmática e menos apelativa do que em 2008 - principalmente por causa do abalo gerado pela crise econômica em seu mandato.
Neste ano, o primeiro presidente negro dos Estados Unidos tentou encontrar uma nova mensagem para atrair simpatizantes que, há quatro anos, na grande campanha realizada junto a bases eleitorais, repetiram sua oratória baseada no "Yes We Can" ("Sim Nós Podemos").
Os slogans sobre "esperança" e "mudança", usados quando o candidato se apresentou como um líder visionário para mudar o destino dos Estados Unidos, sumiram. Sob o lema "América avança", no entanto, a atual campanha de Obama buscou ecoar o mesmo entusiasmo do pleito anterior, afirmando que o país "precisa proteger o progresso conquistado".


Mas o cenário atual é bem diferente. Apesar de muitos problemas do país terem começado antes de sua presidência, Obama tornou-se face da lenta recuperação econômica da nação. Durante a campanha, um raio de esperança surgiu em forma de número: o desemprego caiu para menos de 8%, o menor índice desde janeiro de 2009.

Nos quase quatro anos de governo, Obama não conseguiu cumprir grandes promessas da campanha anterior, como o fechamento da polêmica prisão de Guantánamo, em Cuba, onde estão suspeitos de terrorismo. A reforma no sistema de saúde americano ainda gera divisões. O presidente também é questionado por republicanos descontentes com o posicionamento dos Estados Unidos diante da crise na Líbia – onde quatro funcionários de um consulado americano foram mortos em ataque terrorista – e nos países do Oriente Médio.

Em contrapartida, Obama tentou colocar em prática sua luta por mudanças: além da reforma do sistema de saúde, promoveu mudanças nas regras para o sistema financeiro, ordenou o fim da restrição que obrigava homossexuais a esconder sua orientação sexual nas Forças Armadas, estimulou o relaxamento de leis para jovens imigrantes ilegais, anunciou a retirada de tropas do Iraque e ordenou a ação que resultou na morte do líder da rede terrorista da Al-Qaeda, Osama Bin Laden.

Numa disputa acirrada, o presidente apareceu praticamente empatado nas pesquisas de intenção de voto com o rival republicano Mitt Romney, com variações de poucos pontos percentuais para um e para outro. E, embora não ostentasse mais a mesma popularidade de quando foi eleito, o democrata ainda era visto como uma melhor liderança por 20 de 21 países pesquisados, incluindo o Brasil, num levantamento encomendado pela BBC antes da votação.

Enviada em 08/11/2012 por Bíblia Tudo+
Pr.Paulo M. Garcia
http://biblia-tudomais.blogspot.com.br 

Nenhum comentário: